Sabemos que a água é fundamental para a nossa saúde e que é extremamente importante que a água esteja livre de impurezas, germes e bactérias para o consumo humano. Por isso é que devemos estar atentos a troca do refil, para garantir a eficiência do purificador de água.
Mas porque filtrar a água da concessionária?
Embora a concessionárias realizem um ótimo trabalho descontaminando a água, quando ela chega até nossas casas ainda podem haver alguns contaminantes, além do perigo de contaminação da água por conta de encanamentos enferrujados e até a presença de sujeira em nossas caixas d’água.
Portanto, para não correr o perigo de beber água contaminada, o ideal é sempre beber água filtrada por um purificador de água.
Porque trocar o refil?
Os purificadores de água utilizam um filtro para eliminar sujeiras, germes, bactérias e substâncias químicas que ainda esteja presente na água que sai da sua torneira.
Os filtros realizam as seguintes funções
- Retém sólidos suspensos, como a argila, algas e outras impurezas;
- Retém contaminantes microbiológicos como bactérias, vírus e cistos;
- Retém substâncias químicas como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.
Como saber a hora certa para trocar o refil?
Um dos sinais mais evidentes de que está na hora de trocar o refil do seu purificador é quando a vazão de água diminui, indicando que o refil está obstruído.
Outros indicadores comuns são: alteração na cor da água, presença de sabor ou odor.
Qualquer um destes sinais indicam que o refil está saturado ou vencido, e que já não está mais cumprindo sua função de filtrar a água.
Ao perceber algum destes sinais, recomendamos a troca do refil o mais rápido possível, para evitar problemas a saúde.
Os refis tem uma vida útil, que pode demorar mais ou menos tempo, dependendo da qualidade da água que chega até ele, assim como a quantidade de água filtrada diariamente. Normalmente esse período é de 3 a 6 meses.